Quadrado Textil

Quadrado Textil
Lenço (latin linteum, -i, pano de linho) s.m. Peça de roupa, que consiste num pedaço de tecido, quadrado, com que se abriga o pescoço ou a cabeça.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Guia dos Lenços da Boa Esposa

Toda a mulher deve ter direito à sua elegância, para sentir-se bem consigo própria, para agradar o marido e para ter boa figura na sociedade.
Já passados 10 anos sobre o fim da guerra, dos racionamentos e das dificuldades não há desculpa para a mulher andar descuidada. Para além de uma regular ida à modista deverá ter acessórios que lhe permitam variar de aparência para não parecer, fora de casa, que lhe falta a roupa.
O lenços são o acessório mais versátil, com mais classe, e de melhor bom gosto que a dona do lar pode ter embora muitas vezes negligenciado ou mal utilizado.
Por razões prácticas ou, simplesmente, para quebrar a monotonia de uma roupa mais discreta é uma valiosa adição que aqui vamos ajudar a usar.
Vamos dividir o uso do lenço nas três situações mais importantes: no seu domicílio, no meio social e nas viagens ou passeios.
Os lenços devem ser cuidadosamente escolhidos e dobrados, de forma adequada à ocasião e combinados com a sua indumentária, mantendo sempre a classe, estilo, modéstia da esposa moderna, de forma a que esta seja sempre um orgulho para seu marido e uma referência na sociedade.

Domicílio:
É recomendado que se use diariamente.
Na cozinha, a mulher que é prendada, deve sempre usar um lenço pequeno a prender o cabelo, em triângulo, com nó atrás da nuca ou de base na nuca e nó no topo. Nada pior que um cabelo caído no jantar ou um pouco de refogado no cabelo. Deve estar a condizer com o avental.
Noutras tarefas domésticas como aspirar, limpar o pó, tratar da roupa ou jardinar recomenda-se também estas formas mas com maior liberdade para deixar mais cabelo visível ou mesmo a franja toda.
Nas tarefas de menor esforço e que não se corre o risco de sujar como fazer arrumações um lenço em fita de nó na nuca ou no topo da cabeça pode ser muito útil e dá uma aparência arrumada.

Socialmente:
Em convívios com amigas a liberdade é maior. Em fita, no cabelo, de nó na nuca ou no topo, atar um rabo de cavalo (muito prático e elegante até para dançar), no pescoço com nó atrás, à frente ou de lado, na cabeça  de nó na nuca ou topo, num dia de sol no jardim, ou em triângulo, de nó abaixo do pescoço num dia de compras ao vento.
Em convívios familiares, ou com marido e amigos, um lenço no pescoço, grande ou pequeno, com uma ou mais voltas é muito elegante; na cabeça em dias de vento, com nó à frente ou, mais elegante, um lenço grande passado abaixo do pescoço com nó atrás da nuca por cima da ponta solta.
Na igreja um lenço discreto, de uma só cor conservadora, atado na cabeça com nó abaixo do queixo, em sinal de respeito e modéstia.
Não é próprio para ser usado num evento formal para não retirar protagonismo ao vestido, excepto na deslocação onde poderá ser usado em triângulo, no cabelo, para não perder o penteado mas retirado na entrada juntamente com o casaco.

Em passeio ou viagem:
Aqui também pudemos variar. Do pescoço à cabeça, grandes ou pequenos.
Em dias de sol um lenço ou na praia o lenço na cabeça com descontraído nó atrás da nuca, deixando passar algum cabelo ou franja, um lenço em fita no cabelo de nó atrás da nuca ou no topo da cabeça, a combinar muito bem com os óculos de sol.
Em dias mais frios ou no descapotável lenço maior no pescoço com uma ou mais voltas, lenço na cabeça com volta debaixo do pescoço e nó atrás ou à frente. Novamente a conjugação com óculos de sol dá um ar sofisticado e moderno.

Algumas variantes mais arrojadas podem se usar também ser usadas em situações informais como um lenço grande em fita atado na cintura, um lenço pequeno atado na carteira ou mesmo um lenço à pirata no cabelo nos dias de sol.

A mulher moderna deverá ter sempre um bom conjunto de lenços, de variados tamanhos cores e padrões. quando sai de casa deve levar sempre um lenço médio na carteira para qualquer imprevisto como, por exemplo vento ou chuva.
Com o marido pode ser muito útil quando ele entende que se está a presenciar uma situação inapropriada a mulher deverá de imediato retirar o lenço e vendar os seu olhos até se distanciar desse situação, guiada pelo marido.

A combinação das cores e padrões é importante. Com uma roupa colorida deverá usar lenço discreto (preto, cinza ou branco), com roupa de padrões só poderá usar o lenço desse padrão ou liso da cor principal do padrão.
Nunca deve usar dois lenços ao mesmo tempo.

Consideramos as seguintes dimensões:
Lenço pequeno: 45 a 60cm de lado
Lenço médio: 60 a 75cm de lado
Lenço grande: 75 a 90 cm de lado

É sabido que alguns maridos não ficam nada indiferentes ao uso deste acessório pela sua esposa. Cresce-lhes a vontade de satisfazer os seus instintos masculinos. Para a esposa moderna que o recebe, com um sorriso, à chegada do trabalho, usar o lenço é uma vantagem porque garante a vontade do marido voltar cedo sem ser sujeito a outro tipo de tentações que desgastam tantos sagrados matrimónios.

O lenço é o acessório, por excelência, da mulher activa e fina, dos anos 50 e da esposa responsável, que é o orgulho do marido. É o acabamento perfeito de uma indumentária feminina.

QT









Sem comentários:

Enviar um comentário